Postura, Dores, Desconfortos e Incontinência Urinária: Fisioterapia Pélvica Auxilia em Vários Cenários

Escrito por Gabriella Fernandes
Fisioterapeuta Pélvica na Theia

Fisioterapia Pélvica ajuda em vários cenários

Se você, gestante, já sentiu algum desconforto como dor lombar, no quadril ou pertinho do cóccix, dor ou incômodo na hora do sexo, incontinência urinária quando tosse ou espirra, esse texto é pra você. Só vem!

Que a gestação muda muito o corpo da gente é fato. Questão é que, com as adaptações fisiológicas e físicas necessárias para o ambiente ficar propício para o feto nascer, surgem alguns cenários. Vamos entender?

Aumento de Peso:

Ocorre por um conjunto de fatores, que inclui o aumento uterino, mamas, do volume sanguíneo e retenção de líquidos. Associado à alteração do centro de gravidade e do desequilíbrio do sistema articular, pode ocasionar falta de equilíbrio, desconfortos musculares e, com isso, gerar repercussões nas atividades de vida diária.

Postura:

Os desconfortos musculoesqueléticos podem ser causados pelo aumento da lordose lombar, anteriorização da cabeça, protrusão dos ombros, alteração no centro de gravidade e mudança na base de apoio do corpo. Isso pode gerar dor lombar, dor em região sacral (perto do cóccix), dor na sínfise púbica (aquela articulação entre os ossos da pelve) e dor no quadril.

Disfunções no Assoalho Pélvico:

O assoalho pélvico é o conjunto de músculos, ligamentos e fáscias que possuem algumas funções como sustentar e dar suporte aos órgãos pélvicos; continência urinária e fecal; função sexual; passagem do feto no parto vaginal. A fraqueza desse grupo muscular está associada ao aumento do peso materno, peso uterino, aumento da pressão sobre essa estrutura e aumento da elasticidade ocasionada pelos hormônios relaxina e progesterona. Isso pode provocar déficits das atividades vesical, intestinal e sexual, com sintomas como:

  • Incontinência Urinária

    é caracterizada por perda involuntária de urina. Pode acontecer durante esforços como tossir e espirrar (incontinência urinária de esforço) ou quando há uma vontade súbita e urgente de urinar e, às vezes, não dá tempo de chegar até o banheiro sem alguma perda urinária no caminho (incontinência urinária de urgência). Quando a perda ocorre nos dois cenários é chamada de incontinência urinária mista.
  • Disfunção Sexual

    desconforto e/ou dor de forma persistente e recorrente em qualquer fase do ciclo de resposta sexual que prejudique negativamente a relação sexual.

O que a Fisioterapeuta Pélvica Pode Fazer por Você:

  • Uma anamnese e avaliação minuciosa para identificar essas alterações
  • Traçar um plano de tratamento específico para cada pessoa e cada queixa
  • Ensinar exercícios direcionados, específicos para cada queixa
  • Instruir você sobre o que pode fazer fora da sessão de fisioterapia pélvica